Mulheres na Arte - Frida Kahlo

Postado por Rô Maia

Como nasce um artista? Como a arte pode entrar na vida de uma pessoa e transformá-la em uma personalidade mundialmente conhecida?







Com Frida Kahlo, uma das principais pintoras mexicanas, seu potencial artístico se revelou em meio a um processo de convalescência após um grave acidente e que lhe rendeu inúmeras cirurgias. E no seu curto período de vida (1907 - 1954) deixou inúmeros auto-retratos e natureza morta, com cores vibrantes - típico da arte mexicana.







Quando se apaixona por Diego Rivera, famoso muralista mexicano, após entrar para o Partido Comunista Mexicano, a arte se une com a política e em suas obras surge a afirmação de sua identidade mexicana, utilizando-se do folclore e da arte popular em seus quadros. É amiga de Léon Trotski, tem sua arte definida por André Breton como surrealista, o que rebate posteriormente dizendo que "pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade".



Após 4 anos de sua morte, sua casa familiar conhecida por Casa Azul se transforma em Museu Frida Kahlo, mas sua fama só cresceu postumamente na década de 1980, com a publicação de vários livros sobre sua vida e obra.



Salma Hayek viveu no cinema Frida Kahlo em "Frida".











Há jóias, perfumes, óculos e vários outro produtos com a marca Frida Kahlo, demonstra o fascínio que sua figura sempre teve e mesmo que Frida nunca tenha - em vida - sido considerada um grande exito como artista, sempre foi fiel a sua arte .



Visitem: FRIDA KAHLO

FRIDA KAHLO - WIKIPÉDIA

2 comentários:

  1. Janeisa Tomás disse...

    Parabéns pelo blog, conteúdo "dez" e esta postagem é tudo de bom!
    Abraços,
    Janeisa Tomás

  2. Rô Maia disse...

    Janeisa, obrigada pelo seu comentário. Sei que falta muito ainda para este blog ser um blog realmente cultural e com informações importantes. Mas sou aprendiz e com a ajuda de vocês, chego lá.

Postar um comentário