Mulheres na Arte - Carmen París - Parte 1

Postado por Rô Maia

Carmen París
( por Themis )

Carmen París Mondaray nasceu em Tarragona, Catalunha, Espanha em 1966. Foi criada em Utebo, uma localidade próxima de Zaragoza. Viveu grande parte de sua vida no bairro de San Pablo, carinhosamente chamado de “El Gancho”.

Carmen estudou violão, piano clássico, violoncelo,dança e canto. Desde criança sabia que ia ser cantora e atuava em festas e comemorações religiosas ou cívicas. Foi regente de coral de igreja e, aos 17 anos, profissionalizou-se tocando em bandas e grupos de várias vertentes: rock, jazz, bossa (onde cantava versões de música brasileira, principalmente de Milton Nascimento e Djavan).

A vasta experiência fez de Carmen Paris uma artista completa: cantora, compositora, arranjadora, atriz, dançarina, percussionista.

Com o bailarino Miguel Ángel Berna fez um espetáculo (Savia Nueva - 1997) sob a direção de Antonio Canales, onde além de compor as músicas, atuou como dançarina.

A partir desse espetáculo Carmen París decide lançar-se como “cantautora”, ou seja, como cantora e compositora em disco solo. Grava uma fita demo caseira e busca contatos para viabilizar a gravação de um disco.

Casualmente em um bar de Madrid encontra-se com Chano Domínguez que se interessa por suas músicas e em abril de 1999, em quatro dias, é gravado o disco “Pa’ mi Genio”, onde a maioria das músicas são as que formavam o espetáculo Savia Nueva.

Com o disco gravado Carmen parte em busca de uma empresa fonográfica interessada em lançar o disco. Finalmente, após oito meses de trabalho, por indicação pessoal de Alejandro Sanz, foi convidada pela Warner a regravar o disco “Pa’ mi Genio” que foi lançado em 2002.

 A partir daí Carmen vem obtendo cada vez mais sucesso e participando em eventos de importância no âmbito cultural e artístico da Espanha.

Seria muito vasto relatar aqui todas as ações e atuações artísticas e sociais de Carmen París nos últimos anos. Carmen faz parte da “Plataforma de Mujeres Artistas pela Paz” e participa de atos que visam preservar o meio ambiente, principalmente nas questões relativas a água e condições de vida em seu país.

Carmen París não é uma “jotera”. É uma artista que a partir de suas influências regionais cria outros sons fusionando a Jota (ritmo típico da região de Aragão e Navarra) com diversos outros ritmos sejam eles espanhóis (chotis, flamenco ou Zarzuela), africanos, jazz ou da América Latina (inclusive com o samba).

0 comentários:

Postar um comentário