Mulheres na Arte - María Fux

Postado por Rô Maia

Como eu escrevi ontem, vou contar um pouco sobre María Fux, uma bailarina e coreógrafa argentina que com uma metodologia própria criou a Dançaterapia.

Através do movimento, ao ritmo da música, vamos tomando consciência e percepção do nosso corpo, deixando-nos dançar, não como um ato artístico, mas como uma entrega de nós mesmos aos demais através de nossas criações, nossas expressões e, assim, transformando nossos medos ou problemas sensoriais ou físicos em o que realmente somos e o que realmente podemos.

Não dançamos apenas por gostar, ou para expressar a beleza do movimento. Muitas vezes, em nossa dança transmitimos raiva, angústia, dor e os movimentos podem ser grosseiros, rápidos e esteticamente feios. Isso não importa. O importante é que saibamos nos aceitar e que busquemos esse encontro conosco e com os outros para um enriquecimento interno como ser humano.

María Fux escreveu vários livros sobre o assunto, formou vários dançaterapeutas, inclusive brasileiros e criou sua Escola de Dança onde possui um trabalho é interativo, atuando com alunos  surdos, mudos, com síndrome de Down , idosos e outros.

"Sabemos y aceptamos que el cuerpo ideal no existe, y nos vinculamos con el cuerpo expresivo, generoso, que cambia con el tiempo y con las emociones, que busca, que siente". - María Fux


María Fux


0 comentários:

Postar um comentário