Mulheres na Arte - Isadora Duncan

Postado por Rô Maia




"A beleza da arte não é feita de ornamentos, mas daquilo que flui da alma humana inspirada e do corpo que é seu símbolo..." - Dora Angela Duncanon (São Francisco, 27 de maio de 1877 — Nice, 14 de setembro de 1927).


Eu era ainda uma menina quando Isadora Duncan entrou na minha vida. Eu assisti um filme sobre a sua vida e sua dança. Sua trágica morte ficou gravada em minha memória pela ironia da própria vida. Mas sua ideologia, sua forma de ver e fazer sua arte também ficou impregnada em mim. Acho que foi exatamente depois de conhecer Isadora Duncan que eu passei a olhar a dança de outra forma, como uma possibilidade de liberdade de mim mesma.

Quando vejo minha filha dançar, sem as preocupações com os passos corretos aprendidos no balé, criando e inovando movimentos ao som da música, seja ela qual ritmo for, não consigo não pensar em Isadora.

Isadora começou a estudar balé clássico ainda pequena. E desde essa tenra idade, já demonstrava não conseguir limitar sua arte aos extremismos exigidos da dança em sua época. Aos 11 anos, já dançava criando seus próprios e libertos movimentos. Ela era revolucionária, contestadora, criadora. Foi a iniciadora do balé moderno, abandonou os Estados Unidos, foi morar na União Soviética, usando sua arte como forma de contestar as formas rígidas e buscando com suas túnicas coloridas, seus pés descalços e seus movimentos leves e soltos uma dança livre, cujo único compromisso era a liberdade da própria dança e consigo mesma.

Com sua forma de ver e viver sua arte, Isadora revolucionou não só a dança como toda uma sociedade. Avessa ao casamento, - dizia que era uma forma de subjulgação feminina - tornou-se um dos símbolos do feminismo.

Isadora esteve no Brasil, em agosto de 1916, em uma única apresentação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela tinha 38 anos na época. Deixou um pouco da sua energia aqui para nós.





Vale a pena conferir um pouco mais sobre sua vida e sua dança:

Isadora Duncan (em inglês)

O Balé Revolucionário de Isadora Duncan

Cultura e Conhecimento: Teatro - Isadora Duncan




0 comentários:

Postar um comentário