Mulheres na Arte - Zélia Gattai

Postado por Rô Maia







Neste final de semana, o Brasil perdeu mais uma de suas ilustres figuras - Zélia Gattai.



Eu conheci Zélia Gattai através de Jorge Amado, me emocionei com várias passagens de Anarquista, Graças a Deus e descobri uma mulher forte, politizada e eternamente apaixonada.





Tem tantos lugares para se conhecer um pouco de Zélia Gattai, que não farei aqui um discurso didático sobre ela. Mas vou pincelar um pouco sobre essa artista, que fez da arte um ato de amor.



Zélia - A fotografa



Zélia deixou para o mundo, em imagens, grandes momentos do escritor Jorge Amado, através da fotobiografia - Retrato incompleto.



Parece coisa simples, banal? Não, o Brasil é um país de pouca memória e ter um registro desse para a posterioridade, significa fincarmos raízes, fazermos história. Nossos netos e bisnetos vão poder conhecer entre livros e fotografias a obra e a vida de um dos maiores escritores brasileiros, mundialmente reconhecido.











Zélia - A Escritora





Mesmo tendo um marido famoso, Zélia encara a máquina de escrever, agora para colocar no papel suas memórias em verso e prosa. O primeiro livro - Anarquistas, Graças a Deus - como já disse é emocionante. Mas ela não parou por aí. Foram 9 livros de memórias, 3 livros infantis, 1 fotobiografia e 1 romance, muitos tendo sido traduzidos para outros idiomas - francês, italiano, russo, espanhol...



Zélia - A Premiada



Isso mesmo. Uma artista brasileira, paulista, com um histórico de muitos prêmios em sua carreira e membro da Academia Brasileira de Letras, cadeira que assumiu desde o falecimento de Jorge Amado.







Visitem e conheçam mais de Zélia e Jorge Amado: Fundação Casa de Jorge Amado



0 comentários:

Postar um comentário