HOMENS FAMOSOS - ELVIS PRESLEY

Postado por Rô Maia

Quando é que esquecemos nossos ídolos? Eu penso que nunca. Podemos não ouví-los todos os dias como antes, mas ao ouvir um pedacinho que seja de uma das suas inúmeras músicas, bate uma vontade de ouvir todas de novo... e de novo... não é?

Em casa eu ouvia sempre a mesma frase: "Como você pode ter um ídolo que é de outra geração? Elvis é da minha geração. Você terá ídolos na sua época." Pois é... eu tinha 7, 8 ou talvez 9 anos e já queria de presente os discos - velhos LPs que tenho até hoje - de Elvis Presley. E eu sempre respondia: "Ainda vou vê-lo cantar pessoalmente!" Pois é... isso eu não consegui, mas ídolo é ídolo. E ídolo a gente nunca esquece, mesmo que depois tenhamos tantos outros da nossa própria geração.


Em 16 de agosto agora, comemora-se 31 anos da morte de Elvis Presley. Ídolo de sua geração e da geração futura( a minha geração), ainda vejo por aí alguns jovens descobrindo suas músicas, seu ritmo. Fico pensando se esses jovens sabem o que realmente Elvis Aron Presley representou para a história da música mundial, não só americana, e porque o título de Rei do Rock.

Filho de família humilde e pobre do Mississipi, hoje estaria com 73 anos de idade, completados em 8 de janeiro passado, foi muito mais que um rosto bonito. Elvis era cantor, músico, bailarino e ator, com um alcance vocal impressionante e raro para um cantor popular. Recebeu influência da Igreja Assembléia de Deus, do blues, entre outras e desafiou toda a sociedade conservadora da época com sua dança sensual e suas músicas, a ponto de ser considerado a última revolução músical mundial do século XX e, deixou uma herança musical que influenciou muitas gerações futuras.

Esse capricorniano foi pioneiro no mundo musical e teve sua arte criticada pelos brancos burgueses americanos, que o consideravam vulgar, ao mesmo tempo que era criticado por negros, pois ele era um branco cantando músicas de influência negra, coisa que não deveria acontecer nunca. Nessa sociedade preconceituosa e conservadora, Elvis foi a voz dos jovens já cansados dessa sociedade hipócrita e, com sua teimosia e perseverança conseguiu colocar o Rock não só como uma música ou ritmo, mas como, hoje merecidamente reconhecido mundialmente, o maior movimento musical de todos os tempos.

Site Oficial - Elvis
Elvis Presley - Wikipédia
Imagem Elvis (em vetorial) - Elvis


2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Rosangela,obrigado pela visita, pelas palavras carinhosas e por este post sobre o Rei, quando eu era criança assistia filmes dele na tv sentado no colo da minha mãe.

    Ela me disse que enquanto me alimentava eu curtia sacudindo as pernas.
    Muito legal!
    Grande beijo.

  2. Áurea disse...

    Querida Rosangela,

    Vim agradecer seu comentário no Aukimia e sua indicação ao Best Blogger Brasil! Fiquei muito honrada com tamanha consideração.
    O Aukimia não recebe muitas visitas e o tenho como meu cantinho particular, as pessoas que o visitam e deixam comentários sempre me enchem de alegria, porque sei que comentam porque realmente gostam de lá!
    Muito Obrigada.
    Grande beijo no seu coração e tenha uma ótima semana!

Postar um comentário